Especialidades

Angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças. A especialidade atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos. O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional – cirurgia através de incisões – ou por dentro dos vasos, cirurgia endovascular (cirurgia através de punção).

Procedimentos

Ecografia Vascular

Escleroterapia (aplicação) de veias

Escleroterapia com espuma densa

Crioescleroterapia

CLaCS (criolaser crioescleroterapia com realidade aumentada)

Cirurgia convencional ou endolaser (necessidade de internação)

Doppler arterial dos membros inferiores

Doppler venoso dos membros inferiores

Doppler de carótidas e vertebrais

Doppler de aorta e ilíacas

Doppler de artérias viscerais

Doppler de artérias renais

Doppler das Veias Ilíacas

Doppler do Sistema porta e cava

Doppler arterial / venoso dos membros superiores

Convênios

Orientações

O EcoDoppler é uma modalidade de ultrassonografia que permite observar como o sangue flui pela rede vascular e pelas cavidades do coração. O exame tem papel fundamental na atuação de angiologistas e cirurgiões vasculares, pois é um método muito eficaz no planejamento de suas cirurgias.

O avanço tecnológico oferece hoje imagens bidimensionais de alta resolução, além do mapeamento de fluxos a cores, analisando a irrigação e permeabilidade sanguínea o que possibilita a rápida localização dos distúrbios circulatórios. O procedimento pode ser feito em qualquer porção do corpo. Por isso auxilia no diagnóstico e na avaliação de doenças cardiovasculares, bem como no monitoramento de diversas outras patologias e condições de saúde. Dentre as áreas avaliadas pelo doppler podem citar:

Artéria aorta

Indicado para avaliar a presença de dilatações (aneurismas) e/ou obstruções na aorta, definindo local, tamanho e consequências da lesão. É também utilizado na programação de cirurgias corretivas endovasculares e abertas, estabelecendo o tipo de prótese a ser colocada, por exemplo.

Artérias renais

Indicado para estudar o fluxo das artérias dos rins, buscando identificar estreitamentos e oclusões destes vasos, que são causas de hipertensão arterial de difícil controle ou para buscar causas de alterações nos rins, como diminuição do tamanho, suspeita de aneurismas ou deformidades.

Bolsa escrotal

Indicado para avaliar o fluxo sanguíneo nos testículos, epidídimos e parede da bolsa escrotal. O padrão de vascularização pode corroborar uma suspeita de inflamação e avaliar se houve complicações; levantar suspeita de benignidade x malignidade de um tumor; verificar se há vascularização testicular e acompanhar a resposta à quimioterapia de um tumor testicular.

Carótidas

Indicado quando há suspeita de obstrução ou estreitamento das carótidas (diante de sintomas como tontura e desmaios), para avaliar o risco de AVC e também em pessoas que sofreram um AVC, ajudando a identificar a causa.

Coração

Indicado para estudar o deslocamento do sangue dentro das cavidades cardíacas, identificando e quantificando fluxos anormais, além de alterações anatômicas e funcionais.

Feto

Solicitado para avaliar os vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta. Permite identificar se há alguma alteração no fluxo sanguíneo para o feto. O exame é importante quando o médico suspeita de alguma alteração provocada por crescimento abaixo do esperado, diabetes materno, alteração da quantidade do líquido amniótico, gestação de gêmeos ou diminuição da movimentação do feto.

Mama

Indicado para avaliar se há vascularização ou não em um nódulo mamário (o que pode oferecer informação adicional sobre a natureza do nódulo).

Membros inferiores

Solicitado para avaliar a circulação sanguínea antes de uma cirurgia ou para avaliar a presença de sintomas de insuficiência venosa ou arterial. Também é útil para identificar varizes, trombose e estreitamento dos vasos sanguíneos.

Membros superiores

Solicitado para avaliar a circulação sanguínea antes de uma cirurgia ou para avaliar a presença de sintomas de insuficiência venosa ou arterial. Também é útil para identificar trombose e estreitamento dos vasos sanguíneos.

Tireoide

Indicado para avaliar os vasos sanguíneos da tireoide. Também é útil para identificar características de malignidade de um nódulo (a presença de excesso de vasos sanguíneos pode ser mais um dos indícios de nódulo suspeito).